Pele Acneica
A pele acneica é um problema bem comum. O termo “acne” é por causa da condição da pele, onde os folículos pilosos ficam obstruídos com sebo (óleo) e células mortas da pele, que então pode ocasionar espinhas, cravos e outras imperfeiçoes.
A pele acneica pode ser uma condição frustrante e as vezes dolorosa, sendo enfrentado por muitas pessoas, independente da idade ou gênero. mas com o tratamento adequado se torna possível controlar e melhorar a aparência da pele.
Características da pele acneica:
A pele acneica é normalmente caraterizada por espinhas, cravos, lessões inflamadas, cistos e cicatrizes. A acne pode ocorrer em várias áreas do corpo, incluindo rosto, pescoço, peito, costas e ombros. Além destas características comuns, a pele acneica pode ser oleosa e brilhante, propensa a manchas escuras ou cicatrizes depois da acne.
Produtos Recomendados para a pele acneica:
1. Limpadores: Limpadores suaves ou sabonetes com ácido salicílico na composição são ótimos para a pele acneica, pois removem o excesso de óleo e sujeira. Sem fragrância e sem álcool para não irritar a pele.
2. Tônicos: Os tônicos suaves e com ingredientes naturais são ótimos. Os com ação adstringente podem ser usados, porem sempre com cuidado, pois o adstringente pode acabar por secar muito a pele e causando mais oleosidade e podendo ser propenso a acne. Ao usar os adstringentes procure um bom hidratante em seguida.
3. Hidratantes: Hidratantes sem óleo são ideias para pele acneica, já que ela é propensa a ser oleosa. Estes ajudam a manter a pele hidratada sem obstruir os poros.
4. Produtos com ácido salicílico: O ácido salicílico é um ingrediente comum em produtos para a acne, pois ajuda a esfoliar a pele, limpar os poros e reduzir a inflamação. Produtos como sabonetes, tônicos, hidratantes e máscaras faciais com ácido salicílico são recomendados para a pele acneica.
5. Produtos com peróxido de benzoiíla: Um outro ingrediente comum para produtos para acne. Ele ajuda a mantar as bactérias que causam acne e a reduzir a inflamação. Produtos como cremes, loções e eis com peróxido de benzoíla são recomendados para a pele acneica.
6. Produtos com: retinóides, enxofre e ácido glicólico são ótimos para ajudar na pele acneica. Os retinóides são ideias para prevenir a obstrução dos poros e reduzir a inflamação. O enxofre reduz a produção excessiva de óleo e diminui as inflamações. O ácido glicólico esfolia a pele e pode ajudar em clarear as cicatrizes.
6. Protetor Solar: É importante proteger a pele acneica do sol, pois a exposição ao sol pode ocasionar manchas na pele, ou deixar as cicatrizes de espinhas. Protetores não oleosos de toque seco são importantes para evitar a obstrução dos poros.
7. Mascaras: Mascaras de enxofre que ajuda a reduzir a inflamação, argila verde que absorve o excesso de óleo são ótimos para a pele acneica, pois seus ativos ajudam no controle de espinhas e cravos.
O que se deve evitar na pele acneica:
Evitar certos produtos pois podem ajudar a prevenir a acne e a irritação da pele, como:
1. Produtos Oleosos: Produtos a base de óleo, podem obstruir os poros e piorar a acne. Escolha produtos a base de água ou gel.
2. Produtos comedogênicos: Estes são conhecidos como oleosos também, cera de abelha e óleo mineral são exemplos destes. Verifique no rotulo antes de comprar o produto.
3. Esfoliantes Agressivos: Esfoliar a pele ajuda a remover as células mortas e desobstruir os poros, porem se forem muito agressivos podem irritar e piorar a inflamação de espinhas. Procure por com microesferas suaves ou com ácido salicílico.
4. Produtos com fragrâncias: Fragrâncias artificiais podem irritar a pele e resultar em mais acne ou inflamações. Procure produtos sem fragrância e sem álcool ou com frangrâñcia suave, mas se sua pele não se adaptar ou for forte demais para a sua pele, mesmo que na embalagem esteja que é suave, suspenda o uso.
A pele acneica pode ser afetada por alterações hormonais, especialmente entre os pré-adolescente que entram na fase da puberdade. Falta de higiene pode contribuir para uma pele acneica, porém não é a causa principal.
Uma má alimentação, rica em açucares e carboidratos podem ajudar na produção de óleo na pele, podendo se tornar propensa a acne. Claro que a genética pode aumentar as chances do desenvolvimento da acne.
A pele acneica pode ser difícil de cuidar, afetar a autoestima, causar cicatrizes porem ela pode ser tratada. Há produtos e tratamentos adequados para ajudar a controlar e minimizar a aparência de cicatrizes e manchas. Siga os cuidados diários e procure um profissional da saúde para melhor ajuda-lo em casos persistentes.