Cabelo Crespo
Os cabelos crespos, conhecidos por sua textura muito encaracolada e enrolada, normalmente um padra em forma de Z ou S. Esse cabelo tem a classificação dos fios tipo 4, sendo o mais encaracolado de todos, com fios finos e crespos, com pouca definição e volume.
Estes cabelos são conhecidos por ser mais frágeis por ter suas cutículas abertas, que muitas vezes facilitam a entrada dos produtos mas tem dificuldades de manter, sendo propenso a frizz por sua facilidade em absorver a umidade.
É um cabelo que parece ser encolhido o que se torna um desafio para o crescimento, propenso a ser seco, tendo a necessidade urgente de hidratação, sendo necessário ter uma rotina de cuidados diários consistentes para conseguir manter seu brilho natural que ele tende a ter.
A classificação do cabelo crespo tipo 4 é subdividida em 3: 4A um padrão em forma de S e pequenos cachos, muito encaracolados, textura suave e macia ao toque e facilmente frágeis. O 4B com um padrão mais estreito em forma de Z e cachos menores, bem densos e uma textura mais grossa que o tipo 4A, também são frágeis. O 4C é o mais encaracolado e menos definido dos cabelos crespos, com um padrão em forma de Z muito estreito e com fios finos, uma textura seca e áspera ao toque, pode-se ter dificuldade de pentear ou desembaraçar.
Esse tipo de cabelo necessita de alguns cuidados que vamos falar a seguir.
1. Lavagem: O shampoo e o condicionador devem ser hidratantes e ricos em óleos, óleos de rícino, manteiga de karité e outros. Os cabelos crespos necessitam de uma hidratação constante, pode colocar óleo junto com o condicionador e deixar agir por alguns minutos para ajudar no selamento. Lembrando que este tipo de cabelo não precisa ser lavado constantemente para poder evitar o ressecamento.
2. Co-wash: uma técnica muito eficiente para quem tem cabelos crespos pois ajuda na hidratação. Como não deve ser lavado constantemente para não ressecar, também não deve manter ele sujo, então pode lavar apenas usando o condicionador, sem o uso de shampoo, ajudando a ficar um pouco mais limpo, macio e hidratado.
3. Máscaras: o cabelo crespo precisa ser bem hidratado constantemente, você pode usar ate 2vezes na semana a máscara hidratante e rica em óleos. Procure também usar máscaras de reconstrução, pois como eles são mais frágeis a reconstrução vai ajudar a dar mais força ao cabelo, pode ser aplicado de 15 em 15 dias, observe a necessidade do seu cabelo e a resposta dele aos produtos.
4. Óleos e cremes: os óleos podem ser usados como finalizadores e ajudam a fechar as cutículas, pode usar os óleos naturais para nutrir os cabelos. Pode usar os óleos para umectação. Os cremes finalizadores podem ajudar a modelar os fios. Lembre-se de que aos usar ferramentas de calor também deve usar os protetores térmicos para não prejudicar o cabelo já que ele já é frágil.
Os cabelos crespos tem seus desafios para os cuidados em manter hidratados e nutridos e claro necessitam de reconstrução em seu cronograma de cuidados. Evite as ferramentas de calor, pois é um cabelo de fios frágeis, podendo quebrar facilmente.
Outras recomendações é dormi com touca ou lenços de cetim para ajudar a diminuir o frizz. Use produtos com protetor solar nos cabelos pois suas cutículas são bem abertas, os raios UV podem penetrar e causar danos aos fios.
Sempre observe a interação dos produtos com seu cabelo, a quantidade usada e mesmo a frequência, pois nem todos os produtos se adaptam com nossas necessidades. Caso seja preciso procure um profissional e ao ir cortar o cabelo procure alguém especializado em cabelos crespos, pois um corte errado pode prejudicar os fios que merecem ser saudáveis e bonitos.
Sou a Luana Carvalho, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.
Muito obrigada, é muito importante ouvir isso de alguem com experiência na área