Como identificar meu tipo de cabelo
Um dos primeiros passos para montar seu cronograma capilar, escolher produtos ideais para manter seus fios saudáveis e bonitos. Mas com tantas variações e texturas diferentes, fica um pouco difícil em saber.
Porem queremos trazer algumas observações para seus fios, a forma, textura, diâmetro do fio e a porosidade vão ser um dos nossos parâmetros para identificar seus fios. Queremos te mostrar alguns testes bem rápidos para isso.
1. Teste do fio de cabelo: Pegue o seu fio de cabelo limpo e seco e um papel branco e observe cuidadosamente. Neste teste vamos observa se é fino, médio ou grosso. Se for fino é quase invisível quando colocado no papel branco. Se for médio ele é mais visível no papel branco. E se for grosso se torna um fio bem visível em cima do papel branco. Aproveita para observa as curvas dos fios em cima do papel branco.
2. Teste de porosidade: Esse teste mostrar se o cabelo retem muita ou pouca umidade. Pegue um fio de cabelo limpo e seco e um copo de água. Coloque o fio dentro do copo de água e observe, se o fio afundar rapidamente é provável que seja altamente poroso, se ele flutuar na água ele tem baixa porosidade. Se afundar gradativamente então sua porosidade é média.
3. Teste da elasticidade: um teste para saber se é um cabelo frágil, que quebra com facilidade ou não. Pegue um fio de cabelo úmido e puxe delicadamente a ponta, se o cabelo esticar facilmente e voltar a sua forma original sem quebrar, o cabelo é saudável com boa elasticidade, mas se quebrar facilmente e não retornar a forma original ele pode estar danificado ou com baixa elasticidade.
4. Teste de Oleosidade. Observe em quanto tempo o seu cabelo fica oleoso. Se ele fica oleoso em um dia ou menos, você provavelmente tem um cabelo fino e ele é fácil de ficar oleoso, sendo necessário uma lavagem recorrente. Se leve um pouco mais de tempo como 2 dias ou 3 então é um cabelo médio que pode ter uma lavagem menos recorrente que o cabelo muito oleoso. Mas se demorar muito tempo pra ficar oleoso é um cabelo mais grosso.
5. Teste do toque: Esse pode ser com uma mexa ou um fio de cabelo, o intuito é poder sentir a textura dos fios. Se sentir mais fino e sedoso, provavelmente seja um cabelo mais liso. Se ele estiver um pouco áspero pode ser ondulado. E se sentir seco com uma textura irregular pode ser cacheado ou crespo.
Cada cabelo tem sua necessidade temos artigos explicando o cuidado e mais detalhes sobre cada um. Mas primeiro faça os testes para saber sua necessidade e classificação dos seus fios para um cuidado adequado.