Esfoliantes

Os esfoliantes são produtos conhecidos por ajudar a remover as células mortas da superfície da pele e as impurezas, deixando com melhor aparência, macia, suave e brilhante. Podemos encontrar diversos tipos de esfoliantes, como cremes esfoliantes, géis, sabonetes, esponjas.
Os esfoliantes agem pela ação de esfregar os grânulos ou as partículas sobre a pele. Ao esfregar, friccionar vai ajudando a descolar e a remover as células mortas que se acumulam sobre a pele de forma imperceptível aos olhos.
Os esfoliantes ajudam na renovação celular, pois ao ir esfregando e removendo as celular mortas também vai dando espaço para que se renove as celular. Os esfoliantes ajudam a desobstruir os poros para evitar a acne. Neste artigo vamos trazer alguns tipos de esfoliantes.

Tipos de Esfoliantes
1- Esfoliantes Mecânicos: estes são os mais comuns e funcionam de forma mais física, as partículas abrasivas são usadas para esfregar sobre a pele. Esse tipo de esfoliante é fácil de usar e produzem resultados mais imediatos e visíveis, ao ir deixando a pele mais macia e suave. Mais usados nas áreas com menos sensibilidade do corpo como pernas, braços e costas. Tome cuidado pois eles podem ser muito agressivos para as peles sensíveis, ou para o uso de forma inadequado já que suas partículas abrasivas ao serem usadas com exagero e com muita força podem acabar causando danos a pele como inflamação, vermelhidão e cicatrizes.
2-Esfoliantes Químicos: estes são mais suaves na pele pois funcionam por meio de ácidos que vão dissolvendo as células mortas da superfície da pele, embora seus resultados não sejam visíveis imediatamente, com o processo e o tempo de uso vai mostrando sua eficácia. Os ácidos glicólico, salicílico, lático, são alguns dos exemplos de esfoliantes químicos capazes de penetrar mais profundamente na pele do que os esfoliantes mecânicos. Mais usados na região do rosto, como a testa, queixo, bochechas e podem ser bastante uteis para quem tem pele oleosa e acneica. Os esfoliantes químicos são uma ótima opção para as peles sensíveis já que não tem um contato direto com grânulos esfoliantes mas são líquidos, porem podem ser sensíveis a pele exposta ao calor, sendo necessário protetor solar ou evitar a exposição.
3- Esfoliantes de Enzimas: uma opção menos conhecida mas eficaz também. Eles contem enzimas que ajudam a dissolver as celular mortas, as enzimas esfoliantes mais comuns são de papaía e a bromelina. Os esfoliante enzimáticos são suaves a pele, porem sua ação acaba sendo bem superficial em comparação aos esfoliantes químicos e mecânicos, que ajudam a remover mais profundamente as células mortas. Este é mais indicado para as peles bem sensíveis pois eles são bem menos agressivos e podem ser usados tanto no rosto como no corpo.

Cuidados com os esfoliantes
– Ao escolher um esfoliante considere o seu tipo de pele e suas necessidades, para poder encontrar qual o levará para o resultado ideal.
– Use com moderação, qualquer tipo de esfoliante deve ser usado com moderação já que eles estão retirando as células mortas da pele e deixando ela mais exposta e sensível até a renovação celular. Sempre use protetor solar após a esfoliação e evite se expor ao sol.
-Não use de maneira frequente pois isso pode acabar causando danos a barreira protetora da pele tornando-a mais suscetível a irritações, inflamações e envelhecimento precoce. A esfoliação pode ser feita até 2x por semana em dias diferentes.
– Observe os tipos de ingredientes usados no seu esfoliante, evite os que tem plástico com micro esferas pois além de serem prejudiciais ao meio ambiente ao você usar um mais natural pode-se ter mais benefícios.
– Evite esfoliar as áreas mais sensíveis do corpo, ao redor dos olhos ou lábios, essas áreas podem ser facilmente irritadas ou danificadas já que essas áreas contem a pele mais fina e sensível. Se for esfoliar use um esfoliante suave e faça movimentos leves e cuidadosos.


Os esfoliantes podem trazer vários benefícios a pele além de remover as células mortas como ajudar a melhorar a textura da pele, suavizar as linhas finas e rugas, clarear manchas, clarear mais a pele e evitar a acne.
Lembre-se que os resultados e benefícios apenas são alcançados com o uso regular, constante, moderado dos esfoliantes. Alguns ingredientes podem ser mais benéficos para um tipo de pele que outros, procure ingredientes que mais se adaptem e tragam mais resultados para o seu rosto.
Existem esfoliantes caseiros que podem fazer em casa também, pode comprar alguns em farmácias ou em lojas de cosméticos, o importante é usar adequadamente e comprar produtos de qualidade que sejam específicos para os seus cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *