Óleo de coco para a pele
O óleo de coco geralmente é conhecido por suas propriedades para a saúde, sendo usado constantemente em receitas culinárias e dietas equilibradas, porem queremos trazer os benefícios que ele pode trazer para a pele. Sim, o óleo de coco pode ser usado na pele, nos cabelos, no rosto e ser acrescentado em seus cuidados diários sem problemas.
O óleo de coco é rico em antioxidantes, propriedades antimicrobianas, ajuda a reduzir inflamações, um hidratante profundo e muito mais. Ele pode ser encontrado facilmente e usado de varias maneiras na pele, como hidratante natural, facial, removedor de maquiagem, ingrediente para máscaras faciais e muito mais.
O óleo de coco é usado em vários produtos que usamos no dia-a-dia, porem também se pode usar ele de forma pura, o óleo a partir da polpa do coco. Neste artigo queremos trazer as ricas propriedades do óleo de coco na pele e seus benefícios, dicas para como acrescentar na sua rotina de skincare, ajudar a escolher um para a compra e outros.
Benefícios do óleo de coco para a pele
1. Hidratação intensa e proteção da pele
O óleo de coco é rico em ácidos graxos e o ácido láurico que especificamente ajuda na hidratação da pele. O óleo de coco forma uma barreira protetora na superfície da pele que impede a perda da umidade, que acaba mantendo-a hidratada e protegida que é um ótimo benefício para pessoas de pele seca, áspera e desidratada.
2. Propriedades antimicrobianas e proteção antioxidante
O ácido láurico é outros componentes do óleo de coco tem propriedades antimicrobianas, que ajuda a combater as bactérias, vírus e fungos que podem causar infecções na pele. Ele também contém antioxidantes como a vitamina E que ajuda a neutralizar os radicais livres, o causador do estresse oxidativo e danos celulares como o envelhecimento precoce.
3. Reduz a inflamação e suaviza a textura da pele
O óleo de coco como o ácido cáprico, ácido caprílico junto com o ácido láurico tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar a pele irritada, reduzir vermelhidão e as inflamações da pele. Ele também tem efeito emoliente que pode deixar a pele mais suave e macia, melhorando a textura da pele, ideal para as peles ásperas e desidratadas.
Como usar e escolher o óleo de coco
– Opte por um óleo de coco orgânico e extravirgem, pois ele tende ser menos processado, mantendo os nutrientes do óleo de coco.
– Faça um teste de sensibilidade antes de usar, coloque em uma pequena região do corpo e espere se tem reação alérgica ou irritação. Caso seja uma pele oleosa, teste primeiro pois dependendo da quantidade e do uso pode ocasionar acne.
– Aplique em uma pele limpa e seca, pois isso ajudará a não obstruir os poros. E massageie suavemente até completa absorção, faça movimentos circulares pois estimulará a circulação sanguínea.
– Use com moderação, o óleo de coco é rico em gorduras e isso pode deixar a pele com uma sensação oleosa, uma pequena quantidade pode ser suficiente. Pode misturar com produtos também, cremes sem cheiro, óleo essenciais e com aveia, mel podendo fazer um tipo de esfoliante caseiro.
– Use após o banho, após o banho seque com a toalha mas deixe a pele um pouco úmida, e coloque um pouco nas mãos e esfregue até aquece-lo para então aplica-lo no corpo em movimentos suaves circulares e espere secar antes de se vestir.
O óleo de coco tem propriedades incríveis hidratantes para a pele, ele pode ser usado como hidratante corporal, hidratante fácil e ate removedor de maquiagem. Claro que deve ser usado com moderação.
Se você tem a pele oleosa pode ser uma boa opção usar como um hidratante noturno, experimente e veja o que melhor funciona para você, ou suspenda o uso e troque de produto caso esteja ocasionando mais acne.
O óleo de coco pode ser acrescentado na sua rotina de cuidados, skincare sem problemas. Pode ser misturado com alguns tipos de produtos para ter melhor resultado, as peles secas, ásperas e inflamadas podem usar sem problemas. Porem sempre consulte um dermatologista ou um profissional da área caso tenha problemas constantes na pele.