Chá de babosa

A babosa geralmente é bastante usada como hidratante de pele, cabelos, mas a babosa também pode ser usada como um chá, até mesmo o seu gel, que fica dentro da folha pode ser tomado como chá. Já ouvimos falar que a babosa também é conhecida como aloe vera, uma planta suculenta que possui propriedades medicinais e estéticas.
O chá feito a partir do gel da planta é usado há milhares de anos em varias culturas ao redor do mundo, o seu nome babosa, conhecido como aloe vera significa substância amarga brilhante e verdadeiro, o que acaba por trazer um alerta para quem for tomar o chá, apenas com o gel da babosa pode ter um gosto “verdadeiramente amargo”.
O chá da babosa pode ter um gosto amargo porem os seus benefícios soa incríveis como ser rico em vitaminas, ter um efeito digestivo, fortalece o sistema imunológico. Anti-inflamatório, trás saúde para a pele como tantos outros. Neste artigo queremos trazer um pouco dos seus benefícios e receitas para aproveitar seus nutrientes.

Benefícios do chá de babosa
1. Ação antioxidante e anti-inflamatória
: a babosa é rica em antioxidantes, incluindo as vitaminas C e E, que contribuem no combate aos radicais livres e também auxilia na proteção das células contra danos. Os seus compostos como as antraquinonas e os fitoesteróis podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, aliar condições de artrite, inflamações intestinais e outros tipos de doenças inflamatórias.
2. Efeito digestivo e saúde do trato urinário: o chá de babosa pode ter efeitos benéficos no sistema digestivo, ajudando a aliviar indigestão, constipação, azia e síndrome do intestino irritável. As enzimas da babosa auxiliam na quebra dos alimentos, cooperando com a digestão e rica em propriedades laxantes para regular o intestino. Suas propriedades hidratantes auxiliam na prevenção de infecções no trato urinário e contribuindo para uma boa função renal.
3. Cicatrização, regeneração da pele e fortalecimento do sistema imunológico: o gel da babosa é conhecido pelos benefícios para a pele, contendo encimas e hormônios vegetais que aceleram a cicatrização e regeneração dos tecidos danificados. Com o chá a melhora pode ser vista de dentro para fora reduzindo até condições inflamatórias na pele. As suas substancias estimulam o sistema imunológico para fortalecer as defesas do corpo contra os vírus, bactérias, infecções e na prevenção de doenças.
4. Redução de açúcar no sangue e colesterol:  estão sendo realizados vários estudos sobre o chá da babosa, um deles aponta que o consumo regular de chá da babosa pode reduzir os níveis de colesterol total e o LDL (conhecido como “colesterol ruim”).  Algumas propriedades também podem ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para melhorar a sensibilidade a insulina.

Receitas de chá de babosa
– Chá de babosa com limão e mel (benéfico para o aumento da imunidade)
1 folha de babosa
Suco de meio limão
1 colher de chá de mel
Água quente
Lave bem a folha da babosa e então abra e raspe o gel da babosa e coloque na xícara e então coloque a água e espere uns 10 minutos então adicione o suco de limão e o mel.
– Chá de babosa com canela ( antioxidante e anti-inflamatório)
1 folha de babosa
1 pau de canela
1 colher de chá de mel (opcional)
Água quente
Lave bem a folha da babosa e então abra-a e raspe o gel e coloque na xícara, pode fazer o chá de canela primeiro e misturar com o gel da babosa ou fazer separado e misturar tudo no final.
– Chá de babosa com gengibre e hortelã (Digestivo, melhorar a digestão)
1 folha de babosa
1 colher de chá de gengibre ralado
5-6 folhas de hortelã
1 colher de chá de mel (opcional)
Água quente
Lave bem a folha da babosa e então abra-a e raspe o gel, coloque numa xícara junto com as raspas de gengibre e a hortelã e coloque a águe e deixe por no mínimo 10 minutos.
– Chá de babosa com laranja (antioxidante e digestivo)
1 folha de babosa
Suco de 2 laranjas
Água
Lave bem a folha da babosa e então abra-a e raspe o gel, coloque numa xícara e coloque a água e deixe agir por alguns minutos e depois coloque o suco da laranja e deixe mais 5 minutos para então consumir.

Esses são alguns dos exemplos de chá de babosa que podem ser feitos com diversos ingredientes, claro que pela babosa ter um gosto amargo talvez não tenha o melhor sabor, por isso geralmente se mistura com outros ingredientes e mel para adoçar para melhorar o sabor de amargo, porem seus benefícios são incríveis.
O uso de chá de babosa tem propriedades incríveis, o uso continuo e regular pode trazer várias melhoras no corpo, na pele e outros. Claro que se deve ter cuidado no consumo, tudo em excesso não faz bem, consulte sempre um médico caso sinta algum efeito colateral e suspenda o uso imediatamente.
Para quem tem problemas de alergias, estão gravidas ou amamentando, tem problemas intestinais, devem procurar um médico para ver as recomendações e cuidados em relação ao uso do chá da babosa, lembrando que a babosa também é chamada de aloe vera, sendo necessário o cuidado para esse tipo de chá já que leva o mesmo nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *