Cabelos com alisamento
Hoje em dia temos muitos cabelos que passam pelo processo de alisamento, deixar os cabelos mais lisos e mais arrumados na diminuição do frizz. O alisamento tem como objetivo de transformar o cabelo em um cabelo liso, diminuição do volume, deixar mais arrumado e polido. Como geralmente os cabelos lisos são associados com uma rotina de cuidados mais fácil, então muitas pessoas desejam se adaptar para um processo de cuidados mais rápido.
O cabelo com alisamento se torna mais fácil de pentear e reduz o tempo de cuidados, é versável nos penteados, ajuda na redução de volume excessivo. Os cabelos alisados tem uma aparência mais alongada, pois a textura lisa que é feita pelo alisamento químico ajuda a evitar nós e embaraços, permitindo um cabelo mais uniforme.
Os cuidados com os cabelos alisados devem ser algo diário e indispensável, e não se pode esquecer de levar em consideração o seu tipo de cabelo, pois os tipos de cuidados podem mudar um pouco, exigindo um pouco de mias atenção em certas áreas. Neste artigo queremos trazer os cuidados com os cabelos alisados, dicas e muito mais.
Tipos de alisamentos
1. Alisamento com tioglicolato de amônia: um dos métodos populares de alisamento que usam o tioglicolato de amônio para romper as moléculas dos fios e permitir ele ser remodelado de outra forma. Ele é temporário, mesmo que se chame de permanente, ao acontecer o crescimento dos cabelos e com o tempo, pode sair o efeito do produto aos poucos, porem o tempo de duração depende do produto, tempo de exposição e os cuidados.
2. Alisamento com guanidina: também usa um produto químico para fazer o alisamento, porem é um produto mais suave que o tioglicolato de amônia. A guanidina é um ingrediente ativo que também rompe as moléculas dos fios e deixa os fios remodeláveis, porem ele não é tão “forte” quando o de amônia, ele é mais suave, o que faz o resultado ter um tempo mais curto de duração.
3. Alisamento com hidróxido de sódio: este tipo de alisamento é o mais forte, mais recomendado para cabelos resistentes. O hidróxido de sódio é um químico que altera permanentemente a estrutura dos cabelos, porem com os anos e o crescimento dos cabelos o produto pode ir se perdendo, porem seu tempo de duração é maior que o de amônia.
4. Alisamento com relaxamento de aminoácidos: esse método usa produtos alcalinos, ele eé um relaxamento temporário para a estrutura dos cabelos. Ele é uma opção eficiente e menos agressiva que os alisamentos químicos tradicionais, claro que seu tempo de duração é mais curto e dependendo da resistência dos cabelos pode ser um pouco mais difícil.
Cuidados com os cabelos alisados
1. Hidratação: o cabelo com alisamento exige uma rotina de hidratação e nutrição constante, a reconstrução também é necessária, mas a frequência de hidratantes e produtos nutritivos se tona mais constante. Utilize as máscaras capilares hidratantes uma vez por semana, ou a cada 15 dias, observe sempre as necessidades e as respostas do seu cabelo. Já as máscaras nutritivas ou óleos devem ser intercalados, pode usar os óleos após todas as lavagens.
2. Leve em consideração o seu tipo de cabelo antes do alisamento: o seu cuidado com os cabelos vai varias do seu tipo de cabelo antes e da química usada em seus cabelos. Se caso era um cabelo liso e foi fito para reduzir o volume, foque na hidratação e no brilho, shampoo leves e sem muito óleo porem invista bastante em hidratantes. Se o cabelo era cacheado ou crespo, precisa adotar uma rotina com hidratação e nutrição intensa, já que eles são propensos ao ressecamento, máscaras capilares ricas em óleos, óleos capilares e hidratantes são ótimos para sua rotina. Se foi um químico muito agressivo a hidratação e reconstrução são indispensáveis.
3. Produtos específicos: hoje em dias se tem várias opções de produtos para quem tem alisamento nos cabelos, é ideal que se invista em linhas, marcas que são especializadas nesses cuidados com os cabelos, pois seus ingredientes vão ter os ativos de hidratação, nutrição e reconstrução ideais para os seus fios, pode usar e intercalar.
4. Evite lavagens frequentes e produtos químicos adicionais: ao realizar uma lavagem constante nos seus fios pode remover os óleos naturais dos seus cabelos, o cabelo alisado pode ficar ressecado após o processo, sendo necessário uma atenção ao óleo que mantem os cabelos hidratados. Tente ter um tempo de espaço um pouco maus longo entre as lavagens. Evite o uso de outros químicos, seu cabelo já está com a química do alisamento e adicionar mias química pode sobrecarregar os cabelos, consulte um profissional para lhe ajudar.
5. Corte regular e uso do protetor térmico: os cortes regulares são para o controle de pontas duplas e manter os cabelos mais saudáveis, prevenir a queda e manter uma aparência mais bonita. É recomendado evitar as ferramentas de calor, porem caso decida usar aplique o protetor térmico para minimizar os danos causados pelo calor excessivo.
Os cabelos com alisamentos necessitam de vários cuidados e para aqueles que decidiram pesquisar antes de realizar o alisamento, leve sempre em consideração o seu tipo de cabelo e existem vários alertas como danos aos fios, pois os químicos podem danificar a estrutura dos fios, ressecamento, enfraquecimento dos fios, mais quebradiços, pontas duplas e perda do brilho.
Antes de realizar veja se seu cabelo tem resistência para isso, caso sinta alguma irritação ao aplicar o produto suspensa imediatamente, pois os químicos podem irritar o couro cabeludo, dependendo da sensibilidade nele. Sempre vai ser necessário o retoque caso queira continuar com o alisamento, porem se desistir pode entrar no processo de transição, do alisamento para o natural.
O alisamento tem vários prós e contras, cada um deve pesar na balança o que vale mais a pena para você e sempre procure consultar um profissional de confiança especializado na área para que ele faça a avaliação dos seus cabelos, decidam o melhor processo de alisamento juntos e tragam bons resultados.