Camomila para os cabelos
A camomila é uma flor, chamaimelon, normalmente conhecida por sua propriedade calmante quando se toma o chá de camomila. A camomila possui varias outras propriedades benéficas para o corpo como antioxidante, anti-inflamatória, alivio de desconfortos, ajuda nos problemas digestivos e entre outros.
A camomila também pode ser usada em produtos de beleza, como já falamos em outro artigo, porem neste queremos trazer como a camomila pode ajudar nos cabelos, como ela pode ser benéfico para os cabelos, pois suas propriedades também se aplicam aos cuidados com os cabelos, principalmente o de ajudar no clareamento.
A camomila pode reduzir a inflamação do couro cabeludo, suavizar os fios, aumentar o brilho, trazer um aroma agradável, estimular o crescimento capilar, proteger contra danos ambientais, reduzir a produção de caspa, fortalecer os cabelos e clarear o cabelo. Vamos ver os benefícios de forma detalhada de como a camomila pode ser usada nos cuidados com os cabelos.
Benefícios da camomila para os cabelos
1. Hidrata os fios: a camomila possui propriedades hidratantes e condicionantes que beneficiam os cabelos, permitindo eles ficarem mais macios, sedosos e hidratados. A camomila ajuda a reter a umidade nos fios para evitar o ressecamento, suas propriedades emolientes formam uma película protetor ao redor dos fios, impedindo a perda de umidade, permitindo a água permanecer por mais tempo nos fios.
2. Brilho e suavidade: a camomila ajuda a fortalecer os fios e trazer brilho e suavidade. Seus antioxidantes podem ajudar a reduzir a quebra dos fios e sua queda, tornando-os mais fortes e saudáveis. A camomila pode ajudar a realçar o brilho natural dos cabelos e proteger contra os radicais livres que deixam os cabelos opacos e sem vida.
3. Adstringente: a camomila age como um adstringente suave que ajuda a limpar e tonificar o couro cabeludo, podendo estimular o crescimento capilar, já que ao deixar mais limpo proporciona um ambiente mais propicio a entrada de nutrientes e estimular a circulação sanguínea e então estimular o crescimento.
4. Alivio no couro cabeludo: a camomila por possuir propriedades anti-inflamatória e calmantes se torna um ótimo cooperador para o alivio de irritações e sensibilidades. A camomila vai ajudar a reduzir a inflamação e acalmar a coceira enquanto ela age limpando o couro cabeludo, removendo sujeira e resíduos capilares que podem causar inflamações.
Receitas de camomila para os cabelos
– Clareamento natural dos fios, 2 a 3 colheres de sopa de flores de camomila seca, 2 xícaras de água, ferva água e depois coloque as flores de camomila, deixe por infusão até 20 minutos. Depois de deixar esfriar coe o chá e lave seu cabelo com shampoo e depois derrame um pouco do chá sobre o couro cabeludo e em todo o cabeludo, deixe agir por 30minutos a 1 hora, enxague bem os cabelos e finalize com um condicionador ou máscara hidratante. Faça de forma regular para obter resultados visíveis.
– Hidratar os fios, prepare um chá de camomila forte e deixe esfriar. Após a lavagem use como um finalizador para fechar as cutículas, passe enquanto o cabelo estiver úmido. Ou Misture o chá de camomila com sua máscara capilar (o chá deve estar frio), massageie suavemente e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar.
– Compressa para alivio de irritações no couro cabeludo, faça o chá de camomila espere esfriar, pegue uma toalha e aplique suavemente no couro cabeludo e espere agir por alguns minutos para obter alivio da coceira e irritação.
Esses são alguns dos benefícios da camomila nos cabelos, claro que ela também pode ajudar no clareamento dos fios, para aqueles que já tem o cabelo mais claro, seu agente clareador natural proporciona que reflexos dourados e sutis dos fios se tornem mais visíveis. Deve ter cuidado pois o excessivo pode ressecar os fios ou muitas vezes não clarear algumas cores de cabelo.
É importante tomar cuidado com os fios e usar de maneira adequada e equilibrada. Procure produtos que já tenham as propriedades da camomila para usar nos fios e ter seus efeitos clareadores e anti-inflamatórios, porem se caso decida usar as receitas naturais observe como seu cabelo responde, caso esteja ressecando os fios suspenda, sempre procure hidratar bem depois do uso e tenha cuidados com a contração de chá, não precisa ser muito forte.
Esteja em contato com o seu cabelereiro de confiança para sempre proporcionar hidratação aos fios. Caso tenha alguma alergia ou irritação pertinente procure um dermatologista para cuidar do seu couro cabeludo, antes de usar qualquer produto ou utilizar as receitas, faça o teste de sensibilidade e ao dar tudo certo mantenha uma rotina regular dos cuidados.