O que ocorre com a pele no frio
A pele passa por várias mudanças ao encarar uma mudança climática, no frio não é muito diferente. Clima frio, ventos gelados, temperatura baixa são características do clima de inverno ou outono, onde nos podemos encontrar paisagens lindas, climas agradáveis ou temperaturas bem baixas que nos deixam envolvidos em várias roupas.
Podem ocorrer várias alterações na pele dependendo da exposição ao clima ou de como a pele se adapta a uma baixa temperatura. A pele pode melhorar em vários aspectos, porém em algumas temperaturas ou ventos fortes a pele pode não se adaptar com facilidade ou mesmo que se adapte ela ainda pode precisar de alguns cuidados especiais para se manter saudável e bonita.
Mas quais são algumas dessas alterações na pele? O que pode ocorrer na pele ao ser exposta a uma baixa temperatura e ventos bem gelados? ressecamento da pele, vasoconstrição, queimaduras pelo vento, eczema, fissuras e rachaduras, e nesse artigo queremos trazer informações sobre.
O que ocorre com a pele no frio?
- Ressecamento da pele: ocorre quando se perde umidade natural e os óleos essenciais da pele. Essa perda de umidade pode encaminhar a uma pele áspera, as vezes com descamação. A baixa umidade do ar, banhos quentes e uma exposição excessiva ao vento frio ou temperaturas extremas podem levar ao ressecamento, perda de umidade da pele.
- Vasoconstrição: acontece pelo estreitamento dos vasos sanguíneos que leva a uma redução do fluxo sanguíneo para determinada área, neste caso para a pele, levando para agravamento das olheiras, pioras das condições da pele, palidez, falta de brilho na pele, pois o baixo fluxo sanguíneo pode ocasionar em uma pele com baixo recebimento de nutrientes.
- Queimaduras pelo vento: não é uma queimadura que ocorre de forma mais tradicional pelo calor, porém seu dano em termos estéticos e de saúde devem ser levados a sério, pois o vento frio vai ressecamento a pele de forma intensa ao retirar a umidade da pele e deixando a desidratada, sua exposição prolongada pode causar vermelhidão na pele, o que não é um blush natural, mas um sinal de pele inflamada e irritada.
- Fissuras e rachaduras: permitem que aconteça uma abertura na pele que podem permitir a entrada de bactérias, fungos que aumentam o risco de infecções na pele. Além de poder ocorrer a entrada destes, as fissuras e rachaduras causam dor e desconfortos, em alguns casos estremos podem ocorrer sangramentos.
Dicas:
– Cuidado com a água quente, banhos quentes podem ser relaxantes e até trazem alívio para o frio, porém se for um banho com água muito quente isso pode acelerar o ressecamento da pele. É ideal que se tome um banho morno, nem tão quente nem tão frio, busque uma temperatura agradável, geralmente aquela que não embaça o espelho.
– Umidificadores, porém ajudar sua pele, em climas frios geralmente a umidade do ar pode ser baixa, levando ser uma ótima ideia investir em umidificadores para os quartos ou na casa, pois os umidificadores ajudam a manter o nível de umidade do ar, beneficiando a pele.
– Cuidado com os aquecedores, o sistema de aquecedores pode ajudar a remover a umidade do ar em ambientes fechados, tornando um ambiente mais propicio ao ressecamento da pele. Não significa que se deve jogar os aquecedores fora, mas procure colocar um umidificador e se manter bem hidratado para amenizar seus danos.
– Se vista de forma adequada, as roupas têm influência em como manter sua pele protegida no frio. As roupas adequadas para frio como os casacos, luvas, gorros, cachecóis, ajudam a manter o calor corporal, cortam o contato do vento direto com a pele. Procure usar roupas de algodão ou lã, pois precisam ser materiais que aqueçam e permitam a pele respirar para evitar o acúmulo de suor que também pode ressecar a pele.
O clima frio tem seus benefícios para a pele, porém é necessário ter seus cuidados, principalmente se estiver em um local onde a temperatura é extrema e com baixa umidade. A pele pode sofrer alterações como desidratação, ressecamento, algumas doenças de pele como eczema, fissuras, rachaduras etc.
A pele no clima frio sofre várias alterações, sendo necessário ter seus cuidados diários com a pele, ao sair de casa procure usar roupas adequadas, de preferência de lã ou de algodão, em casa use umidificador, procure tomar banhos mornos, nem tão quentes e nem tão frios para não ressecar a pele.
A pele é um órgão sensível que varia de pessoa para pessoa, sendo complexo e exigindo um cuidado individualizado para cada um. Procure testar o que melhor adapta na sua pele, como ela reage em determinadas circunstâncias, veja alguns dos nossos outros artigos para ver como cada pele pode ser cuidada no clima frio. Caso tenha problemas persistentes de pele, procure um medico especializado.