O que olheiras

Quem nunca se olhou no espalhou e ficou se perguntando: o que seria esses roxos nos meus olhos? Como eles vieram para aqui? porque ontem eu a minha pele estava mais clara e hoje acordou um pouco mais escura na área dos olhos?. Tanto essas perguntas como as outras podem ser respondidas pela seguinte palavra: olheiras.
As olheiras são as áreas mais escuras que aparecem na região dos olhos, sabe aquela parte abaixo dos olhos? Então, essa parte muitas vezes pode aparecer uma coloração mais escura que as outras áreas do rosto, como também pode ser vista na região dos olhos por completo, podendo ser mais aparente na mais sensível.
As olheiras podem incomodar, por muitas vezes parecem como inchadas ou uma parte mais descolorida da pele, que podemos afirmar é que elas podem ser aparentemente desconfortantes. Neste artigo queremos trazer alguns esclarecimentos do que são as olheiras, de como são causadas e algumas dicas que podem preveni-las.

O que são olheiras e qual sua causa?
Logo no começo mostramos de forma básica o que são as olheiras, uma coloração mais arroxeada na região dos olhos, um pouco de inchaço em alguns casos. As olheiras podem ser de cor e intensidade, algumas podem ser de tons arroxeados e azulados de forma mais clara, e outras podem ter um tom mais escuro de marrom ou preto.
Essa variação de cor na região dos olhos pode acontecer por vários fatores, um deles é por causa dos vasos sanguíneos nessa região, os vasos podem se dilatar e se tornar mais visíveis por ser uma área mais fina, podendo ocasionar uma coloração diferente nessa área dos olhos.
Em alguns casos pode ser pelo acúmulo de sangue ou líquidos na região dos olhos, que vão ocasionar o inchaço e escurecimento. Muitas vezes é uma má circulação sanguínea nessa área, reações alérgicas, sinusites e em alguns casos a posição que se dorme,o estilo de vida, envelhecimento ou a melanina em excesso.

Dicas para a prevenção de olheiras:
Durma bem: por mais que os dias sejam corridos, se quisermos permanecer com uma boa saúde e aparência é necessário que venhamos descansar de forma correta e recorrente. Obter um sono de 8 horas por noite. Não dormir o suficiente pode comprometer a circulação sanguínea ao redor dos olhos, podendo levar o acúmulo de sangue e líquido nessa área e deixando mais aparente a cor ao redor dos olhos.
Estabeleça uma rotina: a rotina de skincare unida com a rotina adequada de sono de forma recorrente é uma das partes do cuidado para com a pele, pois os cremes, tratamentos, receitas caseiras, bons hábitos, dormi bem vão poder contribuir para a regeneração celular da pele e dos músculos do rosto.
Use travesseiros extras: por mais que ajude de forma indireta seria interessante testar o uso de travesseiros que te deixem em uma posição confortável e boa para a saúde da coluna, que permita que a cabeça fique um pouco elevada para ajudar no retorno de líquido e sangue que podem ter ficado acumulados na região dos olhos, diminuindo a pressão nos vasos sanguíneo para contribuir na diminuição da sua dilatação que pode trazer coloração.
Hidratar-se corretamente: água não ajuda só mata a sede mas também influencia no funcionamento do nosso corpo, na regeneração celular, melhora na elasticidade da pele, manter a pele mais hidratada, prevenir o ressecamento, reduzir o inchaço, diminuir a sensibilidade e aprimorar na absorção de produtos para os olhos.
Hábitos saudáveis:  exercícios físicos, uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o tabagismo e  o álcool em excesso, gerenciar o estresse podem ser hábitos saudáveis que vão contribuir para uma boa aparência na pele, funcionalidade do corpo e em alguns casos pode acelerar a recuperação da pele. Exemplo disso é que existem alguns tipos de alimentos que podem ajudar com alguns tipos de manchas na pele, podendo diminuir e trazer benefícios a pele, ainda mais na área dos olhos.

Ass olheiras podem trazer alguns incômodos na aparência do rosto, e em alguns casos podem apresentar alguns sinais da necessidade do corpo, como melhorar a qualidade do sono, ou consumo de água ou em casos urgentes e recorrentes deve-se procurar um médico para realização de exames e ver se há algo de errado, ou se o corpo ta precisando de reposição.
Por mais que foi apresentado alguns tipos básicos de cuidados para com os olhos, podem se acrescentar alguns outros cuidados, como tipos específicos de cremes para a área dos olhos, hidratantes, protetor solar diário, uso de óculos para proteger, evitar exposição excessiva ao sol e tantos outros cuidados com a saúde da pele.
Procure ver qual sua necessidade, identificar se seu tipo de olheira é ocasionada por algo na saúde, por falta de sono ou falta de algum cuidado extra para a região dos olhos. Lembre de estar cuidado de forma diária e persistente, siga com os cuidados, se adapte a uma nova rotina, para que possa beneficiar não só sua beleza, mas a saúde também.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *