Oleo de coco para os cabelos
O óleo de coco é usado há muitos séculos em várias partes do mundo para os cuidados. Alguns dos benefícios do óleo de coco para os cabelos é hidratação, fortalecimento, redução do frizz e melhoras na saúde e aparência dos cabelos.
O óleo de coco é frequentemente usado para os cuidados com os cabelos e outros, pois ele tem propriedades hidratantes e antioxidantes. Com o uso continuo e de forma correta, seus resultados podem ser incríveis pois suas propriedades são incríveis, ele tem fácil acesso para encontrar e tem um preço justo.
O óleo de coco é um dos queridinhos mais conhecidos por ajudar nos cabelos. Ele é um óleo vegetal extraído da polpa do coco, seus benefícios estão além dos cabelos, mas pele, saúde e outros. Queremos trazer alguns benefícios do uso do óleo de coco para os cabelos.
Benefícios do óleo de coco para os cabelos
– Hidratação profunda
Um excelente hidratante natural para os cabelos. O óleo de coco tem suas propriedades hidratantes que ajudam a reter a umidade no cabelo, água para não deixar ele ressecado ou desidratado e tornando ele mais macio, brilhante e saudável. Para quem tem cabelo seco, danificado, com química ou natural o óleo de coco é uma ótima opção já que ele penetra profundamente na fibra capilar e proporciona hidratação e nutrição.
– Fortalecimento do cabelo
O óleo de coco é rico em ácidos graxos, vitaminas essenciais que ajudam a fortalecer a estrutura dos cabelos, prevenindo a quebra dos fios e sua queda. Ele ajuda a tornar o cabelo mais resiste, saudável e forte, que acaba tornando mais fácil manter o comprimento e o volume dos fios.
– Redução do frizz e proteção contra os danos ambientais
Um anti-frizz natural já que ele ajuda na retenção de umidade do cabelo. O frizz normalmente é causado pela falta de umidade no cabelo, ao hidratar e nutrir os fios profundamente vai ajudando a hidratar e a suavizar as cutículas dos cabelos, reduzindo o frizz. Suas propriedades antioxidantes vão ajudar a proteger os cabelos dos danos causados pelo ambiente, sol, poluição e vento, ou mesmo proteger contra os danos pelo uso excessivo de calor, chapinha e secadores.
– Redução da perda de proteína nos cabelos, fortalecimento e estimulo de crescimento
O óleo de coco vai ajudar a manter as proteínas e manter os cabelos fortes e trazer o fortalecimento através dos seus nutrientes. Os nutrientes e vitaminas no óleo de coco vai fortalecendo o seu cabelo e deixando saudáveis, então vai fortalecer os folículos capilares e te dando a possibilidade de obter cabelos mais longos e fortes.
Como usar o óleo de coco nos cabelos
– Tratamento Capilar ou Umectação
Usado como um tratamento capilar profundo, basta aquecer o óleo de coco em uma tigela (1 minutos se for no microondas, ou em banho maria, o foco é não deixar muito quente mas um pouco morno) e aplica-lo no cabelo, das pontas ao couro cabeludo. Massageie o cabelo com o óleo e deixe agir por 30 minutos, depois lave o cabelo com shampoo e condicionador como de costume. Faça isso pelo uma vez por semana, mas cuidado com os cabelos oleosos, esses você pode fazer 2 vezes no mês apenas, ou pode aplica-lo nas pontas para melhor controle de oleosidade.
-Condicionador
O óleo de coco pode ser usado como um condicionador natural para os cabelos, vasta aplicar o óleo de coco após o shampoo e deixar agir por alguns minutos ( 3-5 minutos, dependendo do tipo de cabelo, os mais secos pode deixar 5 minutos ou mais caso necessário, os mais oleosos deixe ate 3 para evitar o excesso de oleosidade nos cabelos, mas lembre de fazer o teste no seu cabelo e ver sua necessidade e como reage ao uso). Depois enxague com água morna, o óleo de coco ajuda a hidratar e nutrir os fios.
– Finalizador
Como se fosse os óleos finalizadores, reparadores de ponta, o óleo de coco pode ser usado do mesmo jeito. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco nas pontas após a lavagem e depois de seca-lo com a toalha. Não precisa colocar muito, para evitar de o cabelo ficar pesado ou oleoso. Ele vai ajudar a reduzir o frizz e dar brilho aos fios.
Dicas para melhores resultados
1- Escolha um óleo de coco orgânico e extra virgem para garantir que você está usando um produto seguro, que te entregue ótimos resultados. Evite óleos de coco refinados, pois ao passar pelo processo de refinação ele pode perder alguns de seus nutrientes. O óleo de coco extra virgem é uma melhor opção pois ele é o mais puro, o seu processo permite que não perca tanto nutrientes.
2- Não exagere no uso do óleo de coco, por mais que seja ótimo para o cabelo o uso excessivo pode deixar muito oleoso e o cabelo bem pesado, o que já prejudica os fios e o couro cabeludo. Se seu cabelo é fino ou oleoso, evite aplicar o óleo de coco diretamente no couro cabeludo, procure passar mais nas pontas, pois se não pode obstruir os poros e levar problemas, desequilíbrios no couro cabeludo.
3- Para obter melhores resultados procure usar de forma regular. Dependendo do seu tipo de cabelo, procure a melhor forma de como acrescenta-lo em sua rotina de cuidados, para alguns 1vez por semana pode ser suficiente, para outros 2, e alguns de 15 em 15 dias. Tudo depende da necessidade do seu cabelo e do seu tipo.
O óleo de coco é uma opção excelente para o cuidado com os cabelos, claro que você deve ter uma dieta equilibrada, de forma saudável, rica em vitaminas e nutrientes para o corpo que consequentemente ajudam na beleza e saúde dos fios.
Uma opção natural com infinitos benefícios, claro que você deve fazer testes antes de usar o óleo de coco para ver como seu cabelo responde aos cuidados, deve evitar o uso excessivo de ferramentas de calor ou produtos químicos, isso tudo também influencia nos resultados.
O óleo de coco é uma adição maravilhosa aos seus cuidados, sempre procure o óleo de coco extra virgem e orgânico, para que você se certifique que é um produto de qualidade e sem produtos químicos. Caso necessário procure algum profissional dos cabelos ou dermatologistas.