Óleo de jojoba para a pele
Da variedade de óleos vegetais que existem para o uso na pele o óleo de jojoba entra nesta lista sem dúvida. O óleo de jojoba é feito a partir da extração das sementes da planta Simmondsia chinensis, popularmente conhecida como jojoba. Ela é diferente dos outros tipos de óleos vegetais já que sua forma é bem compatível com o óleo produzido de forma natural pela pele.
Por mais que chamemos o óleo de jojoba de óleo, ele é mais parecido com uma cera líquida, podendo ser chamado de um óleo que não é verdade, porem suas propriedades de assemelhar-se com a oleosidade natural da pele faz ser chamado por óleo sem problemas, o que importa é os benefícios e a fácil absorção que ele pode ter por ser bem compatível coma pele.
Um óleo usado há muitos anos por povos nativos, que exploravam seus benefícios em cuidados com a pele e saúde, neste artigo queremos apresentar os benefícios que ele pode trazer a pele, como poder usar, dicas de uso. Queremos apresenta-lo como uma ótima opção para ser acrescentado na sua rotina de skincare.
Benefícios do óleo de jojoba para a pele
1. Hidratante: nosso corpo produz óleo natural para manter a hidratação e proteção da pele, o óleo de jojoba tem uma composição parecida com este óleo natural, que então permite entrar profundamente nas camadas na pele para ter uma hidratação mais duradoura e ajudar na barreira protetora da pele.
2. Regenerador celular: o óleo de jojoba possui estimulantes que ajudam na regeneração celular, influenciando diretamente na cicatrização de feridas, podendo ajudar a acelerar o processo por fornecer nutrientes que aceleram esse processo de cura. Ajudando também na redução da inflamação ao redor da ferida, podendo diminuir o inchaço e desconforto,
3. Antioxidante: rico em vitamina E, em antioxidantes potentes que podem ajudar na proteção contra os agentes externos e na ação dos radicais livres. Ao agir como antioxidante ele pode cooperar ao combate do envelhecimento precoce da pele, pois ele também tem influência na regeneração celular, na renovação de células e na hidratação para manter a umidade por mais tempo e impedir a perda de águas e nutrientes que podem manter a pele mais saudável, renovada e macia.
Dicas para com uso do óleo de jojoba
– Pode ser usado como um removedor de maquiagem, possui algumas propriedades solventes que ajudam a dissolver a maquiagem, até mesmo aquelas que são resistentes a água. Possui emolientes para ir amolecendo os produtos para ajudar na sua retirada, pode não ser agressivo a pele já que sua formulação é parecida com o óleo natural da pele, podendo evitar a irritação e ser usada em áreas sensíveis como ao redor dos olhos e da boca.
– Pode ser usado como um óleo corporal, por ser um ótimo hidratante e penetrar nas áreas mais profundas da pele é uma ótima opção como um óleo para ser usado no corpo, após o banho com a pele úmida aplique ele até completa absorção, lembrando que ele tem facilidade em reter na pele por ter uma formulação mais leve e compatível, sendo necessário ficar de olho na quantidade usada.
– Pode ser usado em regiões mais secas, as áreas como pés, mãos, cotovelos, joelhos são mais suscetíveis a ficar ásperas e secas, com uma sensação de descamação, seca e sem elasticidade, sendo necessária uma hidratação mais concentrada, o óleo de jojoba pode ajudar a suavizar essas áreas por possuir emolientes naturais e ir penetrando as camadas mais profundas da pele.
– Pode usar como um pós-sol, normalmente usamos géis pós-sol, porem podemos usar óleos também, neste caso o óleo de jojoba é uma boa opção ao reforçar a barreira protetora da pele, acalmar a pele com seus componentes hidratantes e nutritivos, ajudar na regeneração da pele depois da exposição ao sol que pode te sido agredida pelos raios solares, UV.
A composição do óleo de jojoba é notável e de grande auxilio para a pele, pela sua riqueza em vitamina E, antioxidante, ácidos graxos essenciais, minerais importante como o cobre e zinco, que ao combinar todo esses compostos fazem o óleo de jojoba ser nutritivo e de grande atração para ser acrescentado na rotina de cuidados com a pele.
Por mais que alguns tipos de pele possam possuir alguns tipos de sensibilidade a certos tipos de produtos, o óleo de jojoba pode ser usado nelas por ser compatível ao óleo natural do corpo, claro que após de passar por um teste de sensibilidade e observação recorrente de como o óleo trará benefícios ao longo do tempo e da reação do corpo.
Não se preocupe com a textura do óleo de jojoba, pois ela é leve e não comedogênica, podendo ajudar no equilíbrio de oleosidade da pele, pois o equilíbrio da produção de óleo pode ocorrer ao hidratar e nutrir a pele corretamente, sem sobrecarregar e nem deixar faltar nutrientes. Esteja atento e observando sua pele, se caso aconteça algum incomodo recorrente procure um médico, se sua pele apresentar vermelhidão ao uso, suspenda imediatamente.