Pele Oleosa
A pele oleosa é um tipo de pele comum. A oleosidade na pele acaba pode ocorrer quando as glândulas sebáceas produzem excesso de óleo, deixando a pele com brilho oleoso e aparência gordurosa.
Embora a pele oleosa possa incomodar, existem produtos, cuidados e alimentos que podem ajudar a controlar a produção de óleo na pele e manter a pele saudável e bonita.
Produtos Recomendados para a pele oleosa
1. Limpadores suaves: são importantes para a pele, pois eles ajudam a remover o excesso de óleo sem ressecar a pele, mantendo seu óleo natural. Procure por limpadores que contenham ácido salicílico, chá-verde ou ácido glicólico, estes ajudam a reduzir a produção de óleo e a combater a acne.
2. Tonificadores: Uteis para ajudar a equilibrar o pH da pele e remover o excesso de óleo que o limpador pode ter deixado para trás. Opte por tonificadores que contenham na sua composição ácido salicílico, glicólico ou até vitamina C que ajudam a controlar a produção de óleo.
3. Hidratantes Leves: A pele oleosa pode até parecer hidratada pela alta produção de óleo, porem o óleo excessivo se mostra como uma falsa hidratação na pele, acabando por levar a alguns problemas e não deixando muito a pele hidratada corretamente. A hidratação é essencial para manter a pele saudável. Use hidratantes leves que não obstruem poros e contem ingredientes que combatam a produção excessiva de óleo e ajudem a reter a umidade da pele.
4. Produtos para combater a acne: produtos que contenham ácido salicílico, ácido glicólico, ácido manguelito ou peroxido de benzilona para ajudar a combater a acne. Levando sempre em consideração o uso moderado e o uso de bastante filtro solar para não causar irritação na pele.
5. Protetor solar não oleoso: O uso diário de protetor solar é de extrema importância para manter a pele saudável e protegida dos danos causados pelos raios UV. Escolha um protetor solar não oleoso, toque seco e livre de óleo mineral para evitar obstrução dos poros.
6. Mascaras: mascaras de argila verde, preta são as mais usadas para a pele oleosa por ajudar a desobstruir os poros e controlar a oleosidade. Mascaras de carvão ativado, pepino e óleo vera também ajudam a hidratar e limpar a pele. Lembrando que o uso pode ser de uma vez ou 3 vezes na semana dependendo de cada instrução de uso.
O que se deve evitar:
1. Produtos muito hidratantes: hidratantes pesados e oleosos devem ser evitados, pois podem agravar a produção de óleo na pele. Sempre escolha hidratantes mais leves que não obstruam os poros.
2. Limpadores agressivos: sabonetes antibacterianos e desinfetante, podem ressecar a pele e aumentar produção de óleo. Use limpadores suaves que ajudem a equilibra a produção de óleo.
3. Esfregar a pele: esfregar com muita força ou com uma toalha áspera pode danificar a barreira natural da pele. Use movimentos suaves para limpar a pele e prefira toalhas macias para secar o rosto.
4. Produtos comedogênicos: estes são os produtos que levam óleos pesados em sua composição, são extremamente nutritivos, porém não são recomendados para a pele oleosa pois estes podem obstruir os poros podendo levar a acne e a cravos.
5. Ficar sem limpar a pele: não limpar regularmente pode levar ao acumulo de sujeira e óleo, o que pode ocasionar acne e outros problemas de pele. Certifique-se de limpar a pele pelo menos 2 vezes ao dia com um limpador suave.
A pele oleosa pode ser genética, vindo de forma hereditária, o clima e o estresse podem aumentar a produção de óleo, como uma má alimentação também. Laticínios e alto consumo de açúcar podem ocasionar mais produção de óleo.
A pele oleosa pode afetar todas as idades, mesmo que recorrentemente possa ser encontrada em adolescentes. A pele oleosa pode ser um desafio, mas com cuidados e produtos adequados podem ajudar, sempre estando associado a hábitos saudáveis. Caso haja um aumento excessivo de oleosidade na pele, procure um profissional da saúde para trazer melhor orientação.