Pele Oleosa no Frio e seus Cuidados
Normalmente ao lembrar-se da pele oleosa já pensamos naquela pele cheia de sebo (óleo) excessivo que geralmente é difícil de controlar. Porém quando a pele oleosa entra em contato com uma temperatura mais baixa ela responde de forma diferente. Essa reposta se trona diferente se for um frio seco ou mais úmida.
A pele oleosa é caracterizada por uma produção excessiva, sendo necessária o cuidado com os produtos para que não ajude a produzir mais óleo e prejudicar a pele trazendo uma aparência de suja e muitas vezes ocasionar mais acnes e cravos. Em contato com o frio a pele precisa permanecer hidratada.
O inverno faz com que a pele se torne mais seca, mesmo que ela tenha uma produção alta de óleo para manter a pele hidratada a pele oleosa no frio precisa mudar os seus cuidados pois ao entrar em contato com o frio sua produção de óleo baixa e pode deixar a pele mais seca. Neste artigo queremos mostrar os cuidados que se precisa ter com a pele oleosa no frio.
Cuidados com a pele seca no clima frio:
- Limpeza: Procure sabonetes que sejam suaves. A pele no frio não precisa de sabonetes ricos em acido salicílico, ou outros componentes que deixem mais seco a pele. Pelo contrário, precisa de sabonetes que mantenham a hidratação da pele de forma natural.
- Hidratação: a pele oleosa precisa de hidratantes de forma recorrente ao estar em um clima frio. O frio ajuda a ressecar a pele procure por produtos que tenham composto que hidratem profundamente a pele sem precisar ser presados. Acido hialurônico, glicerina, vitaminas são ótimos.
- Protetor Solar: mesmo em um clima frio, que não tenham muita exposição solar ainda sim é necessário o uso de protetor solar diário. O protetor solar vai poder proteger contra os raios solares que podem prejudicar a pele e hidratar ao mesmo tempo, sendo um componente hidratante para os cuidados com a pele. Escolha um que não deixe a pele seca, mas não permita um óleo excessivo na pele, sendo necessário ver o que melhor se adapta.
- Esfoliantes: é normal o uso de esfoliantes para a pele oleosa, pois ajuda a desobstruir os poros. Porém quando a pele oleosa entre em contato com um clima frio é necessário o uso de esfoliantes de forma moderada. Procure por esfoliantes suaves e emolientes para não prejudicar a pele.
Dicas:
– A pele se hidrata de dentro para fora, beber bastante água ajuda a hidratação da pele. No clima frio não se sente vontade de tomar muita água, porém isso não significa que por não suar ou não sentir muita sede o seu corpo não necessite ser contentemente hidratado. Beba bastante água para que seja suficiente para o seu corpo manter-se hidratado e sua pele também.
– Máscaras, para pele oleosa recomenda-se bastante a máscara de argila verde para ajudar contra os cravos e espinhas, porém a argila verde também ajuda a controlar e pode diminuir a produção de óleo natural da pele, podendo não trazer muitos benefícios quando a pele oleosa está em contato com o frio. Procure argilas com componentes mais hidratantes sem ressecar a pele.
– Cuidado com a acne, a pele oleosa no frio vai passar por um momento de adaptação. Muitas vezes nesse processo de adaptação pode ocorrer o aumento de acnes, pois a pele vai estar desequilibrada, muitas vezes muito seca e produzir mais óleo e misturando com os produtos, ou, a escolha errada dos produtos poderá ocasionar mais acnes. Procure um equilíbrio nos produtos e em seus componentes para que esse processo de adaptação seja mais rápido.
– Ajuste sua rotina, produtos adequados para a pele oleosa no frio será necessário ajustar a rotina de cuidados. O retoque de hidratante será mais recorrente para que se evite o ressecamento da pele ou até mesmo a sua produção excessiva de óleo. Busque uma nova adaptação de produtos e ajuste com sua rotina.
Os cuidados com a pele oleosa no frio podem ser desafiantes de início. A possibilidade de compra de novos produtos, ajuste de rotina e tempo de adaptação podem demorar e muitas vezes a pele pode desequilibrar até se ajustar a esse novo clima. Tente ser paciente e compreender os produtos que funcionam melhor para sua pele.
Lembre que o clima frio pode ser úmido ou seco. No clima seco o aumento de recasamento da pele é perigoso, sendo necessário o uso de séruns, hidratantes e as vezes os produtos para peles secas se tornam ótimos para a pele oleosa. No clima frio e úmido é um ajuste menor, pois a umidade vai ajudar a reter a hidratação na pele, sendo necessário produtos de hidratação leve mais sem deixar a pele oleosa.
Os cuidados com a pele oleosa variam de cada nível de produção de óleo de cada um, muitas vezes vai ser necessário trocar várias vezes de produtos ou mudar sua rotina de forma completa ate que se ajuste nesse novo clima. Caso encontre desequilíbrios, irritações ou outros problemas de pele recorrentes, procure um dermatologista.