Pele Seca
A pele seca é bem comum, um problema de pele que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada pela falta de umidade na pele, água, podendo ocasionar coceiras, descamação, irritação e vermelhidão.
Além disso a pele seca muitas vezes pode torna a aparência da pele opaca e sem brilho. Portanto a pele seca necessita de produtos específicos adequados para suas características e evitar alguns outros.
Características da pele seca:
A causa da pele seca pode ser por vários fatores, como alterações hormonais, envelhecimento, clima seco, banhos quentes frequentes, uso excessivo de sabonetes e produtos químicos irritantes. As pessoas com pele seca normalmente tem poros menores e uma camada externa mais fina, o que acaba por tonar a pele seca mais sensível a produtos químicos e agravar o problema.
A pele seca pode ser identificada por várias características, tais como:
-Sensação de repuxamento: a pele seca pode fazer com que a pele sinta-se esticada e apertada normalmente.
– Descamação: a pele seca pode descamar, a descamação parece com uma pele bem mais fina de cor branca saindo da pele, deixa uma aparência de seca e descamada.
-Coceira: a pele seca pode causar coceira e irritação, tornando difícil evitar coçar a pele
-Vermelhidão: A pele seca pode ficar vermelha e irritada, especialmente em áreas onde a pele é mais fina, algumas áreas do rosto ou ele por inteiro.
– Rugas: a pele seca pode levar a acelerar o processo de surgimento de rugas, devido a falta de umidade na pele.
-Aspereza: A pele seca pode ser áspera e escamosa ao toque.
Produtos Recomendados para a pele seca:
Muitos produtos no mercado podem ajudar a tratar e a prevenir a pele seca. Alguns produtos recomendados para pessoas com pele seca incluem:
-Hidratantes: Os hidratantes ajudam a reter a umidade na pele, agua, mantendo-a macia e flexível. Os hidratantes podem ser aplicados imediatamente após o banho, enquanto a pele está úmida para que possam manter por mais tempo a umidade na pele. Procure hidratantes que contenham ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico, glicerina, ureia, karité e outros.
-Óleos: Os óleos podem ser usados para ajudar a hidratar a pele, especialmente nos períodos de clima mais seco, como o inverno. Os óleos corporais e faciais ajudam a reter a umidade na pele e previnem a descamação.
-Sabonetes suaves: Sabonetes suaves e sem fragrância são recomendados para pessoas com a pele seca. Os sabonetes podem remover o óleo natural da pele, tornando-a ainda mais seca. Sabonetes com ingredientes hidratantes suaves e naturais como aveia e mel na composição são uma ótima opção para pessoas com a pele seca.
-Protetor solar: O protetor solar é importante para todos os tipos de pele, mas especialmente para a pele seca por ser mais sensível ao sol. Procure protetores solares hidratantes e sem fragrância, que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol, sem agravar a pele seca.
-Mascaras: As máscaras são ótimas formas de hidratar a pele. Mascaras de abacate, rica em vitamina A e E são ótimas para pele seca, aveia e leite, e aloé vera com propriedades calmantes são essenciais para a pele. É indicado ler as instruções antes do uso, pelo menos use uma ou duas vezes por semana.
Existem alguns produtos e algumas práticas de rotina que podem acabar prejudicando a pele seca, necessitando ser evitados, tais como:
-Banhos quentes: Tomar banhos muito quentes podem ocasionar a retirada da umidade natural da pele, intensificando a perda de agua e tornando a pele mais seca. Opte por banhos mornos ou frios e evite ficar no chuveiro por muito tempo.
-Produtos químicos agressivos: Produtos químicos como, sabonetes com fragrância, álcool e outros, podem irritar a pele seca. Evite produtos com esses ingredientes na composição e escolha produtos mais suaves e hidratantes, sem fragrância.
-Roupas apertadas: roupas apertadas causam muito atrito na pele e aumento de temperatura, podendo deixa-la irritada. Use roupas mais confortáveis e soltas para evitar irritação na pele, deixando a livre e com temperatura adequada.
– Exposição ao ar seco: A exposição ao ar seco pode piorar a pele seca, pois contém pouca umidade. Use um umidificador em casa para adicionar umidade ao ar e evite ficar em ambientes com ar-condicionado ligado por muito tempo.
– Álcool e cigarro: O álcool e cigarro são conhecidos por prejudicar a saúde e também a pele, pois seus aditivos são extremamente prejudiciais ao corpo, podendo ser vistos ao longo prazo de uso. Evite consumir álcool e cigarros para manter uma saúde e pele saudáveis.
A pele seca pode ser desconfortável e irritante muitas vezes. A idade, hereditariedade, exposição excessiva ao sol, condições medicas, mudanças climáticas podem ocasionar ou até agravar a pele seca.
Felizmente, existem muitos produtos e práticas que ajudam a tratar e prevenir pele seca. Hidratantes, óleos e sabonetes suaves são recomendados para pessoas de pele seca, enquanto banhos quentes, produtos químicos e roupas apertadas devem ser evitados.
Essas dicas simples podem ajudar você a manter uma pele saudável, macia e flexível. No entanto se a sua pele persistir ou piorar é importante consultar um profissional da saúde para obter orientação e tratamento especifico.