Protetor Solar
O protetor solar é um dos produtos mais recomendados pelos dermatologistas e mais procurados para incluir na rotina de skincare diária. Um produto maravilho e de extrema importância para a pele com sua função de proteção contra os raios UVA e UVB.
O protetor solar não é apenas um hidratante para o rosto e corpo mas previne câncer de pele, manchas, envelhecimento precoce, melhora o aspecto da pele e outros. O protetor solar deve ser escolhido conforme seu tipo de pele e suas necessidades.
O protetor solar cria uma barreira na pele para não permitir os raios entrarem na pele, ele funciona como um escudo na pele, mesmo que existe algumas pequenas diferenças entre o filtro solar e o protetor solar isso não influencia na importância do uso destes. Neste artigo vamos falar sobre.
Diferença entre protetor solar e filtro solar
Tanto o protetor solar e o filtro solar tem a função de proteger contra os raios do sol ( UVA e UVB) porem a maneira como cada um exerce sua função é que encontramos sua diferença. O protetor solar age de uma maneira mais ampla, chamamos de proteção física, ele cria uma barreira física e o filtro solar age de forma química, uma proteção química.
O protetor solar é composto de minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que tem como ação de refletir os raios solares para não entrarem na pele. Ele tem uma textura mais densa e espessa.
O filtro solar tem substancias químicas que absorvem a radiação dos raios e transformam em calor para ser liberado da pele, por isso chamam de uma proteção química. Sua textura é mais leve e facilmente absorvido pela pele, porem também pode ser um pouco menos resistente como o protetor já que sua textura é mais leve.
Como identificar o protetor solar adequado para a minha pele
Ao escolher um protetor solar depende do tipo de pele e suas necessidades individuais de cada um. Geralmente o filtro solar é indicado para pessoas com pele oleosa, mistas ou acneicas por teu sua formula mas leve, porem hoje já encontramos protetores solares com formulas ideias para esses tipos de pele, os em géis são ótimos.
E o protetor solar indicado para peles mais sensíveis, secas ou maduras pois precisam de bastante proteção. Mas também já encontramos filtros solares ou protetores com formulas especificas para cada tipo de pele e sua necessidade. Importante sempre ver seu tipo de pele para escolher um protetor que tenha “substancias extras”, minerais, vitaminas ou hidratantes para ajudar no aspecto da pele.
Sempre leve em consideração o FPS, o tempo de exposição solar, proteção contra os raios UVA e UVB, resistência a água e o PPD (uma sigla em inglês que significa escurecimento persistente de pigmento). O PPD é mais utilizado na Europa e no Japão, ele mede a entrada de raios UVA na pele, sendo bem importante por esse raio ser o de maior alcance.
Como usar o protetor solar
É ideal uma quantidade que cubra toda a pele mas sem deixar ela branca, uma pele cheia de protetor solar deixando toda branca não é adequado pois isso mostra que não foi espalhado e nem absorvido adequadamente e pode estar apenas gasta produto.
Para o rosto você pode ir passando aos poucos em cada área até completa absorção. Ou uma quantidade como uma colher de chá pode ser suficiente dependendo do rendimento do protetor.
Para o corpo você pode passar nas regiões de forma separada para evitar desperdício ou falta de produto, mas se preferir para alguns pode ser a quantidade de uma xícara ou meia. Tudo depende do rendimento do seu protetor solar, alguns podem render mais que os outros.
Posso usar o protetor solar de rosto no corpo ou de corpo no rosto
Os dois tem formulações e ingredientes ativos diferentes. O protetor solar de rosto tem uma textura mais leve e podem ter ingredientes ativos como ácido hialurônico, antioxidantes e vitaminas. Geralmente ele também é formulado para ser mais resistente a água já que podemos suar mais testa e queixo.
O protetor solar de corpo já é mais espesso com uma textura mais cremosa e hidratante, idealizado para as áreas maiores do corpo. Eles podem conter glicerina e óleos hidratantes, o seu FPS pode ser um pouco mais baixo que protetor solar de rosto na sua formulação, já que o rosto está mais exposto ao sol.
Claro que em uma emergência podemos usar o do rosto no corpo e do corpo no rosto. Ao usar o do corpo no rosto terá que reaplicar mais vezes para proteção adequada, já que suamos na testa e queixo com bastante frequência. Lembre que os dois são formulados para diferentes áreas do corpo, então sua textura, necessidade de proteção e sensibilidade são diferentes, o uso excessivo de protetor corporal no corpo pode levar a acne.
Existem vários tipos de protetores solares, loções, cremes, sprays, géis, em bastão, mouses, mais naturais e etc. Cada um destes apresentam suas vantagens e desvantagens, sempre escolha o que melhor se adapta e trás benefícios a sua pele. O uso de protetor é indispensável para sua saúde e beleza da pele.
Olhe a validade pois geralmente eles valem ate 2 anos, não use produtos fora da validade pois sua formulação pode estar comprometida.
Sempre lembre de retocar com frequência, conforme sua necessidade, caso esteja em atividades com água ou suando bastante retoque com mais frequência, se não pode ser a cada 2 em 2 horas. Pode ser expor ao sol desde que esteja com proteção adequada, então não tenha medo de ir curtir um dia de sol.