Protetor Solar Infantil

Cuidado, proteção e amor são algumas das maiores preocupações dos pais em relação as crianças. Quando levamos para o lado da saúde delas, principalmente saúde da pele é um dos pontos cruciais, já que as vezes vemos mais cuidados para a pele adulta do que para a pele infantil.
A pele infantil é diferente da dos adultos, sendo necessário produtos formulados para elas. Sua pele é mais delicada e sensível e está em desenvolvimento, enquanto a de um adulto já está bem mais desenvolvida e protegida já que nos adultos encontramos mais melanina que a das crianças e é bem mais fina.
Vamos falar sobre o protetor solar infantil e sua necessidade na rotina de cuidados para as crianças, pois como elas gostam muito de brincar em piscinas e praias, deixa elas bem suscetível ao sol e aos seus danos.

A importância do protetor solar infantil
A pele das crianças produzem menos óleos que os adultos, são mais secas e torna mais suscetível a irritações e alergias. Quando falamos de exposição ao sol, as crianças são campeãs em se expor e não passar protetor solar e se tornando suscetível a desidratações.
A exposição excessiva ao sol em crianças podem causar danos na pele de curto a longo prazo. Os de curto prazo é o q se tornam mais comuns entre elas como queimaduras solares, desidratação, irritações, febre, dor de cabeça, diarreia e vomito, já que elas são bem mais sensíveis e podem desidratar mais facilmente ate mesmo com o calor do sol sem se expor.
As de longo prazo podem ser o aumento de risco de desenvolver câncer na fase adulta e problemas de pele.  Por isso a importância de proteger a criança dos raios solares, principalmente o protetor solar infantil que é completamente formulado para elas.

Protetor Solar Infantil
O protetor solar infantil é formulado par aa pele delicada das crianças, geralmente são hipoalergênicos e com ingredientes mais suaves, já vem com a proteção contra os raios UVA e UVB  e agem de maneira mais ampla para prevenir as queimaduras e danos solares a pele.
O protetor solar infantil tem menos ingredientes químicos do que o de um adulto e vem com ingredientes para nutrir e hidratar a pele como aloe vera, vitamina E, óleo de amêndoas e outros. Pois esses ingredientes ajudam a manter a pele macia, hidratada e protegida dos danos solares ao mesmo tempo.
O protetor solar infantil é resistente a água, para que consigam brincar mais tempos na água sem precisar retocar o protetor solar com tanta frequência, mesmo que seja necessário estar reaplicando recorrentemente. Não esqueça de escolher um FPS adequado para a idade e o tipo de atividade que ela está fazendo, pois a atividade sugere quanto tempo vai estar exposta ao sol.

Criança pode usar protetor solar adulto
Não é recomendado o uso de protetor solar adulto para a pele das crianças, pois como já vimos a pele delas é bem mais sensível e seca do que de um adulto, e o protetor solar adulto tem mais produtos químicos do que o protetor solar infantil que se torna menos agressivo a pele delas.
Geralmente o protetor solar infantil também fornece uma proteção mais duradoura em comparação ao protetor solar adulto, pois as crianças tendem a se movimentar mais ao ar livre que os adultos. Eles contem fragrâncias suaves ou sem fragrâncias para evitar alergia, o que torna ainda melhor o uso do protetor solar infantil que o adulto, já que muitas crianças podem ser sensíveis a perfumes ou alguns tipos de fragrâncias.
O protetor solar infantil pode ser usado em crianças e em bebes com mais de 6 meses, e os de adulto não podem nem pensar em passar nos bebes. O FPS para crianças maiores é de no mínimo 30, sendo alertado que o uso para bebes abaixo dos 6 meses deve ser apenas roupas de proteção sola e chapeis com proteção UVA e UVB, já que elas não devem se expor ao sol.

Dicas de proteção solar para as crianças
– Evite a exposição solar nos horários de pico, de 10h as 16h. Se possível tente ficar na sombra, evite a exposição direta sem pausas, pois isso pode ocasionar o danos de curto prazo como desidratação e outros.
– Use roupas apropriadas, tecidos leves com proteção aos raios solares, chapeis, óculos apropriados pois os olhos deles também são mais sensíveis ao sol.
– Mantenha as crianças bem hidratadas, O sol e o calor podem facilmente e rapidamente desidratar as crianças, pois isso elas devem estar bebendo água constantemente, pode ser suco, mas evite os refrigerantes pois eles não hidratam o corpo mas sim desidratanto.
– Reaplique o protetor solar infantil regularmente, mesmo que o protetor solar infantil seja mais resistente a água e a suor, isso não significa que não precisa retocar. É necessário o retoque a cada 2h ou todas vez que elas saírem da água.

O cuidado com as crianças é indispensável, principalmente quando estão expostas ao sol, o protetor solar infantil é algo que elas devem usar diariamente. Quando expostas ao sol redobre o uso de protetor solar e o consumo de água para evitar a desidratação dela.
O ideal é que se uso os produtos infantis que são adequados para sua pele, eles são formulados para a proteção ideal das crianças. Os bebes a partir de 6 meses podem usar o protetor solar infantil com o fator mínimo, e as crianças maiores com o fator acima de 30 (FPS)
Toda criança deve brincar com segurança, principalmente com proteção solar adequada. Evite desconfortos na pele e na saúde delas, caso necessário procure um dermatologista infantil para melhor cuidar da pele dos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *