Relaxamento Capilar

O relaxamento capilar é um procedimento químico que tem o objetivo de “afrouxar” os cachos, reduzir o volume e tornar mais maleável os fios.  Ele age modificando a estrutura interna do cabelo, quebrando as ligações de proteína para então relaxar os fios, o que permite uma textura mias solta e controlada, ele não alisa completamente, deixa mais solto e controlado.
O relaxamento capilar é diferente do alisamento capilar mesmo que os dois usem de procedimentos químicos. No relaxamento capilar o cabelo ainda ficará com os cachos pouco definidos e no alisamento o objetivo é alisar o cabelo, retirar os cachos por completo. O que então faz com que o relaxamento tenha um químico menos agressivo do que o do alisamento.
Por mais que haja uma diferença nos processos químicos ainda existe contato químico com o relaxamento para os cabelos. Tornar eles relaxados usa químicos que ainda afetam os fios e necessitam de atenção especial. Neste artigo queremos trazer os cuidados com os cabelos com relaxamento.

Tipos de relaxamento
1. Relaxamento com hidróxido de cálcio
: conhecido como relaxamento de cálcio, um agente químico alcalino mais suave em comparação a outros agente químicos. Esse tipo de relaxamento é indicado para cabelos ondulados com resistência media. O hidróxido de cálcio age na estrutura do cabelo alterando sua forma e estrutura para relaxar, soltar mias os cabelos.
2. Relaxamento com ácido glioxílico: um ingrediente químico utilizado nos relaxamentos progressivos, aqueles que chamamos de escova progressiva. Estes produtos não modificam de forma permanente a estrutura dos cabelos, seu tempo de ação é bem menor que o tempo com outros produtos, ajudam a reduzir o frizz e o volume. O ácido glioxílico age reestruturando temporariamente as proteínas do cabelo e deixando mais liso. (Cuidado pois o uso deste produto é suspenso e alguns países pela preocupação com a saúde capilar.)
3. Relaxamento com queratina: este tipo de relaxamento se assemelha com o alisamento já que busca a alinhar os fios e reduzir o frizz, acaba trazendo um efeito mais liso temporariamente.

Cuidados com os cabelos com relaxamento
1. Escolha os produtos ideais
: já se tem vários produtos indicados para cuidar dos cabelos com relaxamento nos cabelos, dependendo do seu tipo anterior de cabelo e com os resultados do relaxamento, procure investir em produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutivos para quem já passou por esse processo.
2. Hidratação: O cabelo após o processo de relaxamento se encontra fragilizado e ressecado, em alguns casos se torna mais quebradiços. Use máscaras hidratantes uma vez por semana e após a lavagem use óleo capilar para ajudar a manter a umidade nos cabelos e trazer os nutrientes para os cabelos. A cada 15 dias acrescente uma máscara reconstrutiva no seu cronograma, observe a adaptação dos seus cabelos após o uso, como ele responde aos cuidados para observar em quais produtos deve aumentar o uso.
3. Evite lavagens frequentes: dependendo do relaxamento que fizer, alguns podem diminuir com a frequência de lavagens, porem também se deve evitar uma lavagem com muita frequência para que não resseca os fios. O cabelo tem seus óleos naturais e uma lavagem excessiva pode retirar. Tenha um espaço maior como de duas vezes por semana até 3 dependendo das atividades realizadas.
4. Proteção térmica e solar: as ferramentas de calor podem prejudicar os fios, se usar de forma frequente e sem proteção O uso do protetor térmico ao usar as ferramentas de calor é extremamente necessário, é recomendado que não use muito as ferramentas de calor porem ao uso não esqueça de passar o protetor térmico. A exposição ao sol também pode prejudicar os fios, existem protetores solares para cabelos ou chapeis e lenços também ajudam.
5. Retoque: após o relaxamento capilar vai ser necessário retoque com o tempo e o crescimento dos fios, esteja em contato com seu profissional de confiança para ver o retoque, os cortes das pontas regulares para cuidar dos cabelos e as precauções do uso de outros químicos, evite acrescentar outros químicos nos cabelos, pois pode sobrecarregar os fios e causar danos.

Os cabelos com relaxamento podem ficar lindos e se tornarem mais fáceis de cuidar ao diminuir o frizz e volume, porem exige um cuidado maior com os fios ao entrarem em contato com agentes químicos. Ao mudar a estrutura dos fios pode-se retirar minerais, o óleo natural do cabelo, mudar a estrutura das proteínas, ocasionando varias mudanças no cuidado também.
As escovas progressivas são uma das formas de relaxamento, trazendo menos químicos aos cabelos, mesmo que seu tempo seja de menor duração mais pode ajudar na saúde dos fios. Os agentes químicos podem levar a irritações do couro cabeludo sendo necessário a retirada imediata na hora da aplicação.
Consulte um profissional especializado na área e que seja de sua confiança antes de realizar esse procedimento. Certifique que seus fios estão fortes e saudáveis antes do processo para que diminua os danos que podem ser causados no relaxamento. O importante será se sentir bem consigo, siga as instruções de cuidados de forma diária e constante para cuidar dos seus fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *