Tipos de Cabelo
O cabelo é uma parte essência da nossa aparência e personalidade, mas muitas vezes é um desafio conseguir cuidar dele de maneira adequada. Cada tipo de cabelo é único, trazendo sua textura e características. Um ponto importante para manter saudável e bonito é entender seu tipo de cabelo e suas necessidades.
Existem 4 tipos de cabelos básicos de cabelo: liso, ondulado, cacheado e crespo. Cada um com suas características e cuidados específicos. As vezes pode parecer meio confuso os tipos de cabelo mas neste artigos vamos trazer algumas dicas para te ajudar entender a cada um e poder identificar sozinho o seu tipo.
Tipos de Cabelo
1. Cabelo Liso: Com textura suave, sem ondulações e cachos é caracterizado o cabelo liso. Ele pode ser fino, médio ou grosso tende a ser mais oleoso na raiz e mais secos nas pontas. Sua textura fina pode tornar o cabelo mais propenso a quebra. Os cabelos lisos necessitam ser lavados com frequência pois são propensos a oleosidade, logo sê não for lavado ficará com aquela aparência oleosa, suja e isso também prejudica a pele, pois oleosidade do cabelo passa para o rosto, podendo ocorrer a aparência de espinhas.
2. Cabelo Ondulado: Com leves ondulações que podem ser suaves ou marcantes. Ele tende a ser mais seco que o cabelo liso podendo ter frizz, fios arrepiados e desalinhados. Os cabelos ondulados podem ser finos, médios ou grossos e volumosos, necessitam de cuidados especiais para evitar que se torno seco e sem brilho, como uma lavagem de forma equilibrada, pois o excesso tira o óleo natural do cabelo e a falta ocasiona acumulo de sujeira e oleosidade excessiva, sendo necessário cada um observar com qual frequência se deve lavar.
3. Cabelo Cacheado: Com cachos definidos que podem varias de leves a muito enrolados. Ele tende a ser mais quebradiço e seco, podem ter a textura fina, média ou grossa. Podem ser mais propenso a frizz pela fato de seus cachos serem mais definidos e muitas vezes dificultar a distribuição de óleo hidratante para os fios, sendo necessário um cuidado especifico para este tipo de cabelo e sempre tendo o cuidado para manter ele arrumado pois é mais propenso a embaraçar e se for penteado seco pode quebrar os fios.
4. Cabelo Crespo: Com cachos bem apertados e definidos em forma de espiral ou zig-zag que variam de tamanho ou espessura. Ele pode ser mais seco e frágil que os outros tipos de cabelo, tende a ser mais seco pelos cachos dificultarem a distribuição de óleo no cabelo, propenso a friz e a quebra. Este tipo de cabelo exige cuidados especiais com produtos voltados as suas necessidades.
Textura dos Fios
Finos: Fios que possuem pouco volume e com aspecto mais delicado, seus cuidados exigem produtos suaves para que não fiquem com a aparência “pesada”, oleosa.
Grossos: Fios que possuem muito volume e sua textura é mais espessa, seus cuidados exigem um cronograma capilar equilibrado com hidratação, nutrição e reconstrução.
Oleosos: O couro cabeludo tem facilidade em produção de óleo, deixando os fios bem “pesados”. Geralmente finos e com pouco volume, necessário o uso de produtos leves e o uso de óleo moderado para não deixar os fios com excesso.
Secos: Esse tipo de fio não produz muito óleo, tendo uma aparência áspera e opaca. Evite o uso de fontes de calor para não ressecar ainda mais o cabelo e mantenha uma rotina de cuidados com bastante hidratação e nutrição para melhorar seu aspecto.
Misto: Possui mais de um tipo de característica, as vezes a raiz pode ser de um jeito e as pontas de outro, como uma raiz oleosa e pontas secos. Para o seu cuidado é necessário produtos específicos para manter o equilíbrio, ou ate mesmo o uso de mais de um produto para áreas diferentes, como um shampoo hidratante e ao termino pode ser usar um óleo nas pontas.
É muito importante identificar o seu tipo de cabelo para poder montar seu cronograma capilar e comprar os produtos específicos. Observe a textura, curvatura dos fios e a produção de oleosidade do cabelo.
A maioria dos cabelos crescem cerca de 1cm por mês e podem crescer um pouco mais no verão por causa do aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo. Sempre faça os cortes para ajudar no crescimento saudável dos fios.
Ao uso de algum produto químico sempre procure um profissional da área, tendo o seu cuidado necessário. Os cabelos são compostos por queratina, então hábitos saudáveis, uso de suplementos, vitaminas e uma boa alimentação também podem ajudar no cuidados dos cabelos.