UVA e UVB

Os raios (UV) ultravioletas são os raios (radiação) emitidos pelo sol estando divididos em 3 subdivisões: UVA, UVB, UVC. O UVC é menos preocupante pois estes são bloqueados pela camada de ozônio, claro que com o aumento da destruição da camada de ozônio, isso se torna preocupante, mas ate omomento sabemos que a camada de ozônio permite que eles fiquem longe do alcance da terra.
Já os raios UVA e UVB chega a superfície da terra nos tornando expostos a eles. A sigla dos raios UVA e UVB vem do UV, “A” mostra que são os raios de ondas mais longas que penetram profundamente a pele, “B” mostra que são os raios com ondas mais curtam e que penetram uma camada mais superficial da pele.
Ambos os raios são prejudiciais a pele, sem a proteção adequada podem ter consequências muito ruins como envelhecimento, manchas na pele, ocasionar diferentes pigmentações na pele e etc. Nesse artigo queremos trazer alguns esclarecimentos sobre.

Efeitos dos raios UVA na pele
Os raios UVA tem alcance mais profundo, eles podem atravessas os vidros e tecidos, trazendo uma exposição mais profunda em nossa pele, já que ele pode penetrar nas roupas chegar em nossa pele.
Uma exposição prolongada aos raios UVA podem ao envelhecimento precoce da pele, machas, rugas e flacidez já que eles danificam as fibras de colágeno e elastina que ajudam a manter a pele mais firme. Os raios UVA também são podem estar envolvidos no desenvolvimento do melanoma, um tipo de câncer grave.

Efeitos dos raios UVB na pele
Os raios UVB tem ondas mais curtas geralmente são os que causam as queimaduras solares, vermelhidão, descamação e bolhas. Uma exposição prolongada deles podem causar danos permanentes, por exemplo, aumentar o resto de desenvolvimento de câncer na pele.
Os raios UVB também podem ter aspectos positivos para a pele pois eles também são responsáveis pela produção de vitamina D. A vitamina D é de extrema importância para nosso corpo ela ajuda na prevenção de doenças e fortalece os ossos e etc. Porem evite pegar o sol em horários de maior pico solar, pois em vez de ajudar vai reverter o processo para algo ruim.

Como se proteger dos raios UVA e UVB
Por mais que os raios UVB possam trazer alguns benefícios como ser responsável pela produção de vitamina D, ainda sim necessitamos estar protegidos dos danos. Um protetor solar que tenha proteção contra os raios UVA e UVB são de extrema importância, como estar mantendo reaplicado periodicamente.
Pode procurar algumas roupas com esse tipo de proteção, roupas de mangas longas. Usar protetor solar diariamente não somente no rosto mas também e m todas as áreas do corpo. Lembre que o protetor também é hidratante então não precisa se preocupar se vai manter sua pele hidrata, pois fara os dois, hidratar e proteger. Mas caso não goste muito pode procurar um protetor solar que tenha proteção conte os raios solares.
O uso de óculos de sol adequados. Não são todos os tipos de óculos solares que nos protegem, são os óculos que tem esse fator de proteção em sua lente. E evite pegar o sol dos horários de pico como de 10h em diante ate as 16h. O maior horário de pico do sol é onde temos os maiores picos de raios solares.

Extrema importância é entender os raios UVA e UVB, para que se possa escolher um melhor protetor solar, FPS adequado, evitar uma exposição direta ao sol sem proteção e poder evitar piores danos a pele e a saúde.
Por mais que os dois tipos de raios tenham sua diferença, devemos lembrar que são prejudiciais a pele e que devem ter a proteção correta, já que eles podem penetrar ate mesmo em tecidos e vidros.
Cuide-se diariamente com protetor solar, roupas adequados e o cuidado com a pele e a saúde. Pode pegar vitamina D em uma exposição adequada ao sol mas de forma protegida e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *